quarta-feira, 28 de março de 2007

Segundo dia da 2ª CompUESPI

Ola, as palestras começaram ontem atrasadas, a primeira palestra foi do Mestre e Doutorando Ricarmo Ramos, coordenador de pós-graduação em banco de dados do CEFET - PI.
A palestra que ele ministrou foi sobre Bioinformática. Foi interessante conhecer uma area que eu nem sabia que existia, que não tinha nem noção do que era. Bioinformática é a area que estuda algoritmos pra ensinar enzimas, proteinas, virus, entre outros (oO' que coisa, em?!) e é muito mais que isso, mas mesmo assim, não prestei muita atenção, achei a area (apesar de ser bastante lucrativa por falta de pessoal capacitado) muito irregular. Ele está querendo fazer do CEFET o primeiro lugar para formação de mestres em Bioinformática no Piaui. Boa sorte a ele.
A segunda palestra foi sobre o Network Simulator, ministrada pelo Prof. Carlos Carvalho, coordenador da CompUESPI desse ano e coordenador do nucleo de pesquisa cientifica da UESPI. Ele demonstrou um programa OpenSource, compilado em gcc, que simula redes de todos os tipos, usando os mais diversos protocolos. O NS2 como é chamado, é bastante simples, feito para, tanto em prompt de comando e em GUI. A parte em GUI é muito mais interessante. No programa, voce pode simular picos de rede, trafego entre computadores, roteadores, servidores, comportamentos de redes cabeadas e wireless. Ele demonstrou uma rede wireless entre um access point e um dispositivo movel, sendo que este dispositivo ficava se movimentando pela extensão da tela, mostrando a perda de pacotes e outras coisas (Quando há perda de pacote, um "pacotinho" cae do computador).
Alem de demonstrar, o programa gera um arquivo que pode ser lido por um outro programa, com este arquivo, esse outro programa que não me recordo o nome, gera relatorios graficos para analise dos dados obtidos no teste. O relatorio gera dados em 3D e em 2D, muito pratico e simples.
Fiquei imaginando o uso não pesquisacional dessa grande ferramenta, e sim seu uso em uma empresa, onde os clientes reclamam que seus computadores estão demorando demais para abrir um website. Voce pode simular toda a rede, com os tipos de maquinas e ativos que o cliente possui, o programa é bom, por que o cliente vai entender a necessitade de aumento de rede, ou upgrade de hardwar. O NS2 mostra os pontos mais criticos, onde se há gargalo, e como os dados fazem "desvios" para chegar até o seu destino, perca de pacotes.
Logo após, teve apresentação de trabalhos de alunos da UESPI. O primeiro trabalho, foi sobre um projeto Hamachi, um dos varios objetivos da Imagine Cup, promovida pela microsoft que este ano será na Korea.
O aluno que não me lembro o nome, é o aluno "modelo" que a microsoft escolhe em cada estado, ele é líder de uma celula academica da microsoft na Uespi.
Muito empolgado, ele demonstrou o XNA, um framework de desenvolvimento de games onde o desenvolvedor não precisa se envolver em baixa programação. Ele lida essa parte, e apenas deixa a "pior" parte para nós, a engine do game e a historia. (:D). Ele demontrou um exemplo que em 15 minutos ele criou uma nave que ficava girando (A nave ele retirou do game que acompanha, como exemplo, o XNA).
A melhor parte foi após a palestra dele (Mas não pra mim), ele sorteou bonés do "The Spoke" e uma licença do SQL Server 2005. Quem ganhou foi uma senhorita. O SQL Server 2005 custa em torno de R$ 5000. Se eu fosse ela, eu ia procurar uma empresa e vendia por R$ 3000 só pra comprar um notebook :D

Noticia de hoje:
Nintendo quer impedir modchips com a nova revisão do Wii. ( http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=204083 )
Não é uma boa noticia para os que vendem jogos piratas ou coisas parecidas.

Até o proximo!

Nenhum comentário: