terça-feira, 27 de março de 2007

2ª CompUESPI

A UESPI (Universidade Estadual do Piaui), junto com os curso Bacharelado e Licenciatura de Ciencias da Computação está promovendo a 2ª CompUESPI, a 2ª Semana de Computação da UESPI. O evento está ocorrendo no proprio campus da instituição e conta com varios alunos de cursos de instituições de ensino de Teresina e da propria Uespi.
Alem de palestras, está sendo promovido mini-cursos, entre eles, Ruby On Rails e Montagem e Manutenção de Desktops de alta performance e mais dois que não me lembro, um professor da FAETE(Onde eu estudo) está ministrando um dos mini-cursos.
A procura para essa semana foi muito grande, em apenas dois dias todas as vagas se esgotaram e eu ia ficar de fora (=~~~~~~) mas como que por sorte, surgiu algumas vagas (pelo menos pras palestras) e eu consegui me inscrever (\o/).
Ontem foi o primeiro dia, teve uma apresentação da semana no inicio. Logo após, teve uma palestra sobre um sistema chamado PAGnet pelo Rodrigo Lima, diretor da W7 Solutions. Um sistema de recolhimento de pagamentos online, desenvolvido por ex-alunos do curso de computação da Uespi. O sistema é bem interessante, e foi desenvolvido em PHP + MySQL, parte dele utilizando (Essa parte não entendi muito bem, mas ...) Framework (Eu acho que ele falou o nome do framework, não consegui captar, depois dou uma pesquisada nos framework pra desenvolvimento web). Esse sistema já está em funciomento em uma empresa local. Mas, infelizmente, ele não abordou parte do projeto, e sim, "vendeu" o projeto. Não falou sobre seu desenvolvimento, numero de pessoas, prazos, dificuldades entre outros.
A outra palestra foi sobre TV Digital. O palestrante foi Sergio Paiva, Engenheiro Eletrico da TV Clube (Afiliada rede globo no Piaui). Ele discorreu sobre a TV Digital, mas não entrou em detalhes técnicos (A organização disse pra ele apenas discorrer sem termos técnicos porque haverá uma palestra sobre TV Digital Interativa na quarta-feira). Um tema bastante interessante, ele falou sobre a importancia da computação no desenvolvimento de soluções de softwares pra interação com o publico. Respondeu varias perguntas, mas não respondeu a minha, "O que a legislação brasileira irá fazer com a sucata de máquinario (tvs) que irão ficar obsoletas em 2016 ( 30 de Junho de 2016 as antenas Analogicas, por lei, vão ser desligadas e a tv digital será padrão no Brasil)?". Essa pergunta é bastante interessante, ele expos varias soluções iniciais, onde se existe uma "caixa" onde se substitui a tv digital, ela seria encaixada na tv analogica, conseguindo assim, codificar o sinal digital, mas mesmo assim, eu acredito as pessoas estarão realmente pensando em comprar tvs digitais e aproveitar ao maximo essa nova onda.
Só pra se ter uma ideia de como será esse sucateamento, cerca de 49 % dos lares no Piauí possuem tv, no Piaui existe cerca de 750 mil familias e mais de 900 mil televisores (em 49% dos lares, tem mais tvs do que a população do estado).
Palestra sobre assuntos poucos discutidos é sempre boa, gostei muito da palestra dele.
Depois teve o encerramento das atividades com sorteios de camisas (Eu ganhei uma \o/).
Hoje vamos ter palestra sobre "Bioinformática = celulas & bits" e "Network Simulator" com os palestrantes Ricardo Ramos e Carlos Carvalho, respectivamente.
Fiquei curioso sobre este Network Simulator, sobre seu funcionamento e usabilidade. É conferir a palestra pra ver o que realmente ele é capaz.

Noticia?! Nenhuma interessante hoje.

Até o proximo!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Caio,

Obrigado pelo comentário à minha palestra "Case PAGnet: Pagamentos on-line".

Gostaria de esclarecer alguns pontos: como trata-se de um Case, e não uma palestra técnica, o meu foco foi o modelo de negócios da empresa contratante e os benefícios que a ferramenta web desenvolvida trouxe para os administradores e clientes desta empresa. Minha intenção não era vendê-la e peço desculpas por qualquer excesso nesse sentido durante a explanação, ponto a ser corrigido nas próximas apresentações.

Quanto à parte técnica, posso te falar agora:
- Linguagem utilizada: PHP 5.1.5
- Banco de Dados: MySQL 5.0.26
- Editor de Código: Editplus v2.30
- Ferramenta de Modelagem MySQL: DBDesigner 4.0.5.6
- Ferramenta de Administração MySQL: SQL Front 3.2 e MySQL Administrator 1.1.3
- Metodologia utilizada: Genesis
- Tempo de desenvolvimento: 6 meses
- Equipe:
> W7 - Rodrigo Lima - Gerente de Projeto e Webmaster
> W7 - Johnathan Cruz - Analista de Sistemas e Webmaster
> W7 - Otávio Brito - Webdesigner
> W7 - Karlos Regazzoni - Webdesigner
> PAG Contas - Delphino Lucciani - Gerente de TI
> PAG Contas - Lucas Veras - Gerente de Convênios

As principais dificuldades encontradas durante o desenvolvimento residiram em conseguir manter uma comunicação eficiente entre a equipe do cliente e a equipe de desenvolvimento, sanados esses problemas, o projeto apresentou um aumento excelente de produtividade. O nível de customização da PAGnet, ou de qualquer projeto semelhante, exige a presença constante do cliente como forma de entregar o produto dentro do prazo de acordo com as suas especificações e, principalmente, sem retrabalho.

Infelizmente não utilizamos nenhum framework neste projeto, o que reduziria bastante do tempo de desenvolvimento. Atualmente desenvolvo outra aplicação na área financeira para uma empresa paulista que tem um nível de complexidade maior do que a PAGnet, estamos utilizando algumas características da metodologia XP (eXtreme Programming), padrão MVC (Model-View-Controller) e o framework CI – Code Igniter, com a sua extensão Rapyd.
Espero ter esclarecido suas dúvidas, mais uma vez obrigado pelo comentário e estou a disposição para qualquer outro questionamento.

Grande Abraço

Rodrigo Lima
Informata